Ciclo do Saber em Uberlândia: uma parceria entre Força Minas e SINDTTRANS
Aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, mais uma edição do Ciclo do Saber, dessa vez em Uberlândia. Promovido pela Força Minas e SINDTTRANS, os temas foram: Oratória, na sexta-feira, e Liderança e Motivação, no sábado; proferidos pela coach Patrícia Carvalho. No segundo dia, os participantes ainda participaram da palestra ?Assédio Moral no Trabalho?, proferida pelo advogado e dirigente sindical Carlos Cassiano.
No primeiro dia, o curso de Oratória contou com várias dinâmicas, teorias sobre o tema e exercícios práticos, onde todos puderam praticar.
Já no segundo dia, o tema liderança e motivação motivou, de fato, motivou os participantes que, com humildade e vontade de aprender, prestaram atenção em cada tópico abordado pela palestrante Patrícia Carvalho. Também participaram de dinâmicas e atividades práticas.
E para finalizar a edição de mais um Ciclo do Saber, Carlos Cassiano falou sobre assédio moral no trabalho, abordando a satisfação que o trabalho deve gerar e o sofrimento que alguns trabalhadores passam por não serem respeitados pelos chefes e até mesmo colegas no ambiente laboral.
O presidente do Sindttrans, Célio Moreira, destacou a importância do Ciclo do Saber: ?É uma grande oportunidade de qualificar nossos dirigentes sindicais e trabalhadores, sendo que a promoção de cursos é uma das coisas que se espera de um dirigente sindical. Agradeço ao Vandeir Messias Alves, presidente da Força Minas, e Carlos Cassiano, presidente da Femquifert e idealizador do Ciclo do Saber?.
Por sua vez, Carlos Cassiano saudou os presentes, já explanando sobre a oratória. ?Vocês devem prestar atenção na maneira como eu falo aqui à frente, pois estou praticando a oratória, falando de maneira natural, com tranquilidade e sem medo?, disse.
Ele ainda falou sobre a experiência enquanto dirigente sindical, em situações que precisou usar a oratória em debates em programa de televisão, teleconferência, plenárias, entre outros eventos. Também contou a história da criação do Ciclo do Saber, em 2003, que começou com um curso em direito do trabalho.
Patrícia Carvalho agradeceu a presença de todos e parabenizou os participantes do curso, quem ensinou e também aprendeu durante as horas dos cursos em que ministrou. ?Agradeço a oportunidade oferecida pela Força Minas e o Sindttrans, além de todos os participantes que interagiram o tempo todo. Espero voltar a ministrar cursos como esses novamente para trabalhadores sempre comprometidos?, disse.
Fonte: Camila Martucheli