SINDTTRANS GARANTE DIREITO DE TRABALHADORES DA EMPRESA FACCIN
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia (SINDTTRANS) participou ontem, 05, de paralização na empresa Faccin Logística LTDA em Uberlândia.
Após horas de negociações pelo presidente do Sindttrans, Célio Moreira, e pelo vice-presidente, Cléuber Fernando da Silva, sindicato e empresa firmaram acordo após às 21h desta quinta-feira.
Na negociação para retomada das atividades dos trabalhadores, ficou firmado que o sistema de compensação de horas extras trabalhadas deverá estabelecer regras justas de compensação com prévia necessidade de programação. “Caso o motorista estivesse em viagem e o caminhão quebrasse, o período de espera do conserto era descontado do banco de horas pela empresa. Além de ilegal, isso é inadmissível.”, salientou Célio.
Outro ponto firmado foi a compensação do banco de horas, que será de 50% das horas extraordinárias, com o pagamento da outra metade destas em dinheiro na folha de pagamento. Já domingos e feriados não serão mais compensados. Serão pagos como horas extras 100%, uma das reivindicações dos grevistas.
Caso o trabalhador não consiga usufruir do seu direito de folga dentro do mês, em virtude de viagem, a empresa deverá efetuar o pagamento da folga. Também houve o reconhecimento da entidade sindical, e a empesa se comprometeu a efetuar os descontos das contribuições sindicais, inclusive do imposto sindical, que não vinham sendo realizando. Ficou acertado que o pagamento das contribuições que estão em aberto deverá ser realizado até segunda-feira.
E para finalizar, ficou garantida a estabilidade de 120 dias para todos os trabalhadores que participaram das negociações, além das homologações e rescisões que passarão a ser realizadas no sindicato.
Fonte: Ascom SINDTTRANS (Leonardo Pereira)
Categorias:
Sindicato